quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O renomado Rui de Oliveira na I Mostra



Rui de Oliveira, renomado Artista das Artes Visuais, dentre elas a Animação, no concedeu a alegria de participar na I Mostra Cascavelense de Cinema Infantil. 
Apreciaremos duas de suas encantadoras obras: Lenda do Dia e da Noite baseada na tradição dos índios Karajá, inspirada no imaginário visual indígnea, retomando e valorizando nossa vasta riqueza cultural, idioma e arte extraordinária de nossos índios e Amor Índio  uma historia de amor inspirada em lendas astecas. 

 
O Artista: 
Rui de Oliveira é um dos orgulhos do Brasil em produção Visual. Em seu currículo consta a passagem pela Rede Globo como diretor de arte. Fez aberturas de novelas, sendo seu principal trabalho na emissora a direção de arte da série Sítio do Picapau Amarelo. Obteve 18 prêmios como ilustrador no Brasil e no exterior. Também participou de diversas exposições no Brasil e no exterior.
Como diretor em cinema de animação destacam-se o curta Cristo Procurado, em 35 mm, que recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, participando também de festivais no Brasil e fora do país.
Em 1999, realizou o desenho animado Amor Índio, o primeiro filme da série América Morena. Sua principal distinção foi a escolha entre os cinco melhores curtas de animação "Grande Premio Cinema Brasil" 2001 -Secretaria do Audiovisual. Tanto o desenho animado Amor Índio, quanto o segundo desenho da série "A Lenda do Dia e da Noite", baseado em uma lenda da tribo dos índios Karajá foram adaptados para livros e publicados pelas Editoras José Olympio e FTD respectivamente.
No momento está em fase de conclusão " O Bravo Pastor e suas três irmãs" o terceiro desenho animado da série, que conclui a trilogia América Morena.
Foi indicado em 2006 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil ao prêmio Hans Christian Andersen de ilustração patrocinado pelo International Board on Books for Young People-IBBY. Participou em setembro de 2005 do júri internacional da Bienal de Ilustração de Bratislava.
Também neste ano foi o "convidado especial" do Festival Anima Mundi" de Cinema de Animação. Na ocasião foram exibidos uma mostra de seus principais trabalhos nesta área. .
Em abril de 2006 recebeu o prêmio de literatura infanto-juvenil da Academia Brasileira de Letras com o livro “Cartas Lunares”.
Em comemoração aos 30 anos como ilustrador de livros, a Academia Brasileira de Letras organizou uma retrospectiva de seus trabalhos de outubro a dezembro de 2005 na Galeria Manuel Bandeira.
Professor há 23 anos no curso de Desenho Industrial da Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez mestrado e doutorado em Comunicação e Estética do Audiovisual na Escola de Comunicacões e Artes da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário